sábado, 15 de maio de 2010

ENEM

O ENEM está ficando cada vez mais difícil,e se os estudantes de escola pública já tinham dificuldades em fazer a prova,agora a situação ficou pior ainda.Além de muito mais extensa e com certeza difícil,incluíram também a matéria de língua estrangeira,que o participante pode optar por inglês ou espanhol.E cá pra nós,o ensino de língua estrangeira em de escola pública não dá nem pro gasto :( .Pode até ser que em algum lugar exista alguma escola pública com o ensino de qualidade,mas é difícil...
Graças a Deus,eu consegui uma nota boa no ENEM,e com isso ganhei uma bolsa 100% para estudar Turismo na Una,mas quando fiz a prova acho que estava muito mais fácil,e sempre gostei bastante de estudar e ler em casa,o que me ajudou bastante porque não acho que somente com o quê aprendi na escola conseguiria um bom resultado,tinha questões na prova que eu nunca tinha ouvido falar na vida.
Quem não gostou nada da inserção da prova do ENEM como válida para a eliminação na 1° fase,foram os alunos que estavam estudando para o vestibular da UFMG.Teve até manifestação, a galara está revoltada.Posso entender o motivo de tanta agitação,afinal para quem se preparou para um tipo de prova fazer outra totalmente diferente é um desespero e muito mais concorrência.Mas têm o lado bom nisso,os alunos de escolas públicas poderão fazer a prova gratuitamente,e talvez até aumente a possibilidade de pessoas mais simples e humildes irem para uma universidade,já que exixtem professores sérios e que fazem o possível para ajudar seus alunos,apesar da precariedade existente.
Eu tive bons professores no Ensino Médio,que me davam apoio e que sempre estavam dispostos a me ajudar até mesmo fora da sala de aula,porque nem sempre dentro é possível,pois exixtem aqueles engraçadinhos que não vão para a escola com o mesmo intuito.Tive professores que aplicavam provas simulando as do ENEM,ou questões que já foram dadas em outros vestibulares,e eles sempre nos motivavam a fazer a prova e tentar uma bolsa nem que seja de 50%.E alguns até topavam de dar aulas nos finais de semana como um cursinho preparatório para os que estavam interessados.Tudo isso foi de grande ajuda!
O que acontece na UFMG,é que a maioria das pessoas que estudam lá possuem uma boa condição econômica,tem dinheiro para fazer cursinho preparatório e fazem cursinho até para o ENEM,e pobre meu querido,só se for um gênio,um super dotado ou alguém que conte com o apoio de professores come eu tive.
Espero que o novo ENEM não intimide nossos alunos de escolas públicas e que sempre existam professores tão bons quantos os meus na minha época,na Escola Estadual Francisco Viana,

Abraços

Nenhum comentário:

Postar um comentário