sábado, 20 de novembro de 2010

Preconceito Camuflado

        Hoje no dia da consciência negra,estou aqui para dividir algo triste que aconteceu comigo.
        Trabalho na recepção de um hotel e aqui ninguém nunca teve que usar cabelos presos.Bom meu cabelo natural é assim:

                                                    Aqui ele está molhado...

                                              Aqui ele está seco,não é tão volumoso assim
    
         Algumas pessoas acham meu cabelo muito,ele não é meu cabelo dos sonhos mas gosto dele...mas minha "patroa" começou a implicar e disse que não era para usá-lo solto mais.Pensei que todas as garotas da recepção fossem ter que prendê-los,mas não o recado foi só para MIM.Assim,gostando ou não tive que começar a trabalhar com cabelo preso,com um coque.
         Com o passar do tempo comecei a usar o cabelo solto novamente,já que eu era a única até que me mandaram prender de novo,então conversei com a patroa e disse que eu poderia até usar aquele coque ridículo,mas somente se todos as outras fosse usar também.
         Eu pensei que isso fosse o suficiente mas não foi.Na sexta-feira passei uma chapinha no cabelo,ficou LINDO!Todas as garotas no salão disseram "wooow".Mas...

                                                       Liso ele fica asssim
...mas vocês acreditam que dessa vez foi o patrão que disse que era para mim prender o cabelo?E pior mandou foi a minha gerente me dizer isso.Se ele tivesse me dito isso pessoalmente faria questão de perguntar as reais razões já que TODAS as outras podem,tendo o cabelo,liso,ondulado ou pranchado.Perguntei a minha gerente "Por quê só eu?",tenho todos os motivos do mundo para ficar chateada e pensar que isso é um motivo pessoal ou será que meu cabelo é tão feio assim?
      E por falar em feio,quem é que criou as regras para dizer cabelo liso é bonito e afrohair é feio.Pele branca é bonita e pele escura é feia...e por aí vai...A única coisa que o ocorrido transmitiu para mim foi isso.O estranho disso tudo é que sendo o Brasil o país "todo junto e misturado" que é,tantas pessoas ainda tem esse ideal de beleza.
                                                            Assim é lindo também



                                              Sou o que sou e não preciso mudar se não quero

                                                Eu amo meu cabelo,não gostou?Problema seu

Muitas e muitas palmas para as pessoas que não estão nem aí para o estilo dos outros e que não os julgam pela sua aparência exterior.

Uma musiquinha para completar:

Aos Olhos do Pai Diante Do Trono
Aos olhos do Pai você é uma obra-prima que ele
planejou
Com suas próprias mãos pintou
A cor de sua pele, os seus cabelos desenhou
Cada detalhe num toque de amor

Você é linda demais, perfeita aos olhos do Pai
Alguém igual a você não vi jamais
Princesa Linda demais, perfeita aos olhos do Pai
Alguem igual a você não vi jamais
Aos olhos do Pai você é uma obra-prima que Ele planejou
Com suas próprias mãos pintou
A cor de sua pele, os seus cabelos desenhou
Cada detalhe num toque de amor
Nunca deixe alguem dizer, que não é querida
Antes de você nascer, Deus sonhou com você

Você é linda demais, perfeita aos olhos do Pai
Alguém igual a você não vi jamais
Princesa Linda demais, perfeita aos olhos do Pai
Alguém igual a você não vi jamais
Você é Linda demais, perfeita aos olhos do Pai
Alguém igual a você não vi jamais
Princesa, aos olhos do Pai






8 comentários:

  1. Your boss is crazy! I love your hair, and it makes me so angry when they complain about it. Instead, they should care about how you do your job and take care of the customers and that you are service minded. He think he can say what he want to you, but he can't. Try to ignore them, amor. Because you ARE beautiful and your hair is lovely.

    Beijos

    ResponderExcluir
  2. Sinceramente, acho um absurdo uma coisa dessas ainda acontecer nos dias de hoje. Concordo que devemos respeitar as regras dos locais onde trabalhamos, mas essas regras deveriam ser as mesmas para todos, não apenas para algumas pessoas.
    No Brasil tinha uma preocupação grande com meu cabelo, aparência e tal. Meu cabelo é bem crespo e difícil, então estava sempre de escova. Já aqui ninguém repara mt nessas coisas, e me sinto bem mais livre prta fazer o que quiser do meu cabelo. Hoje, por exemplo, ele está bem enroladinho e bem cheio, porque cortei bem curtinho, e nesse frio nem me doui ao trabalho de molhar, lavar ou passar creme, rsrs.

    Beijos!

    ResponderExcluir
  3. Pois é Line,é como se eu não tivesse o direito de ter o cabelo crespo e tenho não posso usá-lo como quero.Não vejo a hora de me mudar para um lugar onde o eu possa ser mais livre ou melhor onde todos tenham total de liberdade de assumir o estilo que quiserem.

    ResponderExcluir
  4. Ah menina, nem liga que quando vc for pra Suécia, vai ser uma loucura! Vc vai fechar quarteirão,os carros vão bater, espera pra vc ver! No Brasil, eu tinha que ter cabelo pranchado ou sempre usava com um rabo de cavalo ou coque, pois achava feio e ressecado.Aqui tem dia que eu não penteio, e o meu grings ama! Ele não gosta quando eu prancho! Ele diz: dear, american women go to hair salons and spend tons of money to have a hair just like yours! Let it down,honey!

    Pois querida, eu achei o seu cabelo lindo, as americanas colocam quilos de laquê pra fazer os cachos no bob-liss,e o seu é natural! AOS OLHOS DO PAI VC É PERFEITA, TENHA CTZ DISSO!

    Grande abraço e tudo de bom na sua jornada pela Suécia!

    Abraços de Jacksonville, FL -USA!

    Gisley!

    ResponderExcluir
  5. Estou visitando seu blog pela 1ªvez. Sou apaixonada pela Escandinávia e sonho um dia conhecer Suécia ou Noruega :) Então, gosto de ler sobre esses países. Li alguns posts seus e esse eu nao poderia deixar de comentar. Fiquei besta qdo vi as fotos do seu cabelo, fala sério ele é lindoooo! Não é armadão... e seus cachos são perfeitos quem me dera ter o cabelo desses!!! Sou negra tb e meu cabelo é crespo mas não é cacheado, o meu é estilo "bucha" mesmo... armadão e sem forma. Fazia permanente afro para dar forma nele. Seus cachos são LINDOS de verdade, perfeitinhos, eu não prenderia nunca! :) Depois de ler o que aconteceu no seu trabalho eu honestamente penso que eles proibiram vc de usar os cabelos soltos pra vc não chamar muita atenção dos clientes - pq seu cabelo fica lindo escovado ou cacheado, das 2 maneiras... Eles não queriam que vc "brilhasse" demais, que vc se "sobresaísse", entende? Eu penso que o motivo SÓ pode ter sido esse, ofuscar seu brilho ou então, como disse seu namorado, your boss is crazy!!! Beijos e tudo de bom. E solta esses cabelos lindos mulher! ;)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Livia,
      Me chamo Andressa e tenho o cabelo da forma que vc descreveu.
      Estou doida pra voltar aos cachos. O permanente afro é bom?Cresce rápido o cabelo?
      Por favor preciso muito dessa resposta.
      Bjs,
      Anressa

      Excluir
  6. Olá Lívia!

    Seja bem vinda!

    A Suécia é um país lindo,tanto no inverno quanto no verão!Compensa e muito poupar um dinheirinho para conhecer esse país viu?E como a Noruega fica bem próximo da Suécia dá para conhecer os 2!
    Sabe Livia aprendi a me amar mais,não importa se meu cabelo não está dentro dos padrões que a sociedade implantou,ele faz parte de mim e posso ser feliz e sou sendo dessa maneira!

    Obrigada pelo carinho!

    Abraços!

    Josy

    ResponderExcluir
  7. Oi Flor que coisa intrigante isso né sabe vc está no seu direito de exigir explicações de seus patrões e sem duvida nenhuma ganhava fácil fácil se fosse atraz de seus direito isso da processo,racismo,danos morais e assedio moral. fique atenta a isso viu.

    ResponderExcluir