domingo, 20 de fevereiro de 2011

Algumas pequenas diferenças notadas

    Apesar de ter passado apenas 3 semanas na Suécia já pude ver algumas diferenças se comparado ao Brasil. Uma das principais diferenças observadas é o fato de que achei as mulheres bem mandonas,patroas mesmo.Os suecos que conheci cozinham,passam roupa,lavam,cuidam dos filhos e sem reclamar,e enquanto isso em algumas das vezes as esposas estavam assistindo Tv.
   As pessoas não te encaram  como é de costume aqui,claro que percebi algumas olhadelas para o meu lado mas nada que me deixasse desconfortável.Em geral nos meios de transporte é sempre silencioso,com exceção de mim e do Johan que não podíamos calar a boca um minuto,afinal a gente tinha muita conversa para por em dia depois de 10 meses separados.
   Não vi nenhuma mulher sendo cantada na rua,nenhuma adolescente grávida,talvez pelo fato do aborto ser legalizado ou talvez por oferecerem uma educação sexual melhor,não sei,só que não vi mas pode ser que tenha alguma por aí.
    Eu acho que as suecas ousam bastante na maneira de se vestir e maquiar,talvez porque não precisam se preocupar com que os outros vão pensar e nem acho que os outros realmente se importam com isso.O lado bom disso é que pude assumir a minha cabeleira encaracolada e volumosa,vi tantas meninas fazendo de tudo para deixar o cabelo volumoso e eu que os tenho naturalmente sempre tive receio de usá-los,nunca pude aproveitar ...
    Muita gente na Suécia fala inglês,e logo que percebiam que a gringa aqui não falava sueco automaticamente eles mudavam para o inglês,nos restaurantes,lojas de roupas e sapatos,MC Donalds :) , achei isso muito educado da parte deles.
    Os suecos costumam ser tímidos,mas conheci algumas exceções de pessoas que me comprimentaram sem me conhecer e até um senhor engraçadinho que me perguntou se eu estava com sede somente porque estava com a boca aberta esperando a neve cair na minha boca,hehe,gente foi a primeira vez que vi a neve eu precisava saber qual era o gosto e eu lá ia imaginar que o sujeito estava olhando?
    Não sei porque tive a impressão que a infância e a adolescência parecem durar mais tempo na Suécia,até nas fotos as crianças parecem mais crianças,fazendo caretas e brincadeiras nada de mãos na cintura,fazendo caras e bocas de gente grande.
    Custei a me acostumar com a ideia de poder me relaxar um pouco mais nas cidades suecas,sei que coisas ruins acontecem lá também,mas em menor proporção,mas ainda assim tinha o instinto de me defender o tempo todo,minha bolsa,carteira e uma atenção danada na hora de atravessar a rua,mesmo depois de diversos carros terem parado para os pedestres atravessarem.
   Os suecos são loucamente apaixonados pelo verão,e os que conheci reclamavam muito do inverno,mas depois de tantos meses de escuridão e frio dá para compreender o motivo da loucura pelo sol e tristeza do inverno.
   Aos poucos irei descobrindo mais diferenças e aprendendo mais a cultura do meu 2° país!

Abraços
    

8 comentários:

  1. Hi amor!

    It's so funny to read your thoughts of swedes and Sweden. For many all this things are so normal and common that I don't think about it. But when I read this I think that it's all true. Maybe you see more things that we don't think about. I remember when we were the only ones talking on the bus and the train, and the rest were quiet. We really had many things to talk about after so long time. :) Come back soon amor!

    Te amo!

    Beijos

    ResponderExcluir
  2. Oi Josy,que texto lindo!!!Aqui no Japao e tudo mais ou menos igual,e realmente eles nao cantam as mulheres na rua jamais!!! a algum tempo eu trabalhava em um certa empresa .E um certo dia tive que sair mais cedo para reuniao de escola dos meus filhos e naquela epoca .Eu tava com um corpaço ,tudo em cima .E me arrumei la mesmo fiz uma super produçao e passei na seççao que eu trabalhava para avisar o meu chefinho que eu ja estava saindo ,o homen quando me viu produzida ,quase teve um treco!!!achei a atitude dele estranha pois ele ficou vermelho e ficou virando o rosto .Depois fiquei sabendo que ele me achava linda e gostava muito de latinas e ate se casou com uma peruana.E as crianças aqui tambem aproveitam bem mais a infancia e a adolescencia.E infelizmente o aborto aqui e liberado, eu sou totalmente contra.Aqui tambem nao tem adolescente gravida ,mesmo porque a cultura nao permite.E eu acho legal aqui cada um veste o que quer, se arruma do jeito que quizer e ninguem fica reparando(so os bras que tem aqui)Uma vez achei engraçado o Mauricio kubrusly, fez uma reportagem em tokyo ,sobre comportamento e mostrava umas pessoas de cabelos rosas e outros de cabelos verdes vestidos de maneira extravagante, e ele ficava admirado que ninguem reparava ninguem, cada um na sua.Achei engraçado voce com a boca aberta esperando a neve e o tiozinho perguntar se voce estava com sede kkkkk ....A parte chata e o inverno rigoroso ne? aparece as 9 e vai embora as 14:30 .aqui (no Japao) no inverno o sol aparece la para as 8 e vai embora as 16:30 e eu ja acho ruim.Jose querida que linda historia de amor, a sua e do Johan onde voce o conheceu?beijos e tenha uma semana abençoada

    ResponderExcluir
  3. Sem dúvidas você observou a Suécia muito bem, pq esse post retrata exatamente como os amarelos são!!! Eu amo isso aqui e mesmo com o choque cultural grande a Suécia é um país lindo e os suecos são diplomatas!

    Bjs

    ResponderExcluir
  4. Gigi eu amei não ser reparada por ninguém e gosto do respeito que os homens dão as mulheres.
    Na Suécia os dias são curtissímos também mas como tudo para mim era novidade achei interessante,mas acho que com o passar do tempo isso acabaria me deixando um pouco deprimida também...
    Conheci meu namorado através de um site de viagens chamado couchsurfing que serve para pessoas que gostam de viajar e se hospedar na casa de habitantes nativos do país,ele queria vir ao Brasil e eu tinha um sofá disponível... enfim nos apaixonamos,rsrs

    ResponderExcluir
  5. Olá Débora,

    Eu amei a Suécia,talvez depois de uns anos aí vou acabar me "assuecando".Você já consegue notar diferenças em você?

    Abraços

    ResponderExcluir
  6. Vc é uma pessoa muito observadora.Em 3 semanas notou tudo isso? Nossa!!! As mulheres americanas são bem mandonas tb, patroas e bossy... Nessas horas eu vejo pq os estrangeiros gostam de mulher como nós...Às vezes parece que com elas têm dois machos dentro de casa ao invés de um,rs...

    E como andam as coisas depois daquele dia que nos falamos no msn?

    Bjos

    ResponderExcluir
  7. oi Josy tive dificuldades sim no inicio, + depois de 5 meses eu já hablo alguma coisa de espanhol e eles já me entende mesmo em portugues + vou comecar agora um curso de espanhol... que bom poder assumir os cachos em, e melhor ainda vc ter gostando do pouco q viu, e ai já tm planos p volta ? bom final de semana... bjos

    ResponderExcluir
  8. Oi Gi,

    Muita coisa mudou e para melhor... =D

    Mike,permitindo Deus em Junho ou Julho!

    Abraços

    ResponderExcluir