sexta-feira, 8 de julho de 2011

A viagem foi boa mas a despedida...

   Olá!

    Fiquei algumas semanas sem postar,mas esses 20 dias de férias passaram tão rápido,que acho que posso contar com a compreensão de vocês!
    O voo de Bh a Lisboa foi tranquilo,mas a fila da imigração estava tão grande que quase perdi minha conexão para Estocolmo,nos últimos minutos é que abriram uma fila prioritária e para ser sincera não gostei muito do atendimento em Portugal não.
    Ao chegar em Arlanda todos os passageiros latino-americanos estavam sendo barrados pelos policiais suecos.O policial olhou bem para mim e perguntou:  "Você sabe por que está sendo parada?" eu disse "Não" ele "Muitos colombianos,bolivianos,brasileiros,latino-americanos estão trazendo cocaína para a Suécia"  eu "Estou aqui somente para visitar meu namorado,aqui está a carta convite e cópia do passaporte dele".Foi o suficiente para me deixarem passar sem ter que revistar minha mala.Engraçado,param todos os latino-americanos mas se esquecem de que os próprios suecos podem estar trazendo nas malas cocaína também, pois se tem gente trazendo é porque tem gente usando,mas enfim...
    O Johan estava me esperando com um buquê de flores e um sorriso de orelha a orelha...Hora de matar a saudade!
     Foi diferente ver a Suécia sem neve,não vou dizer que estava quente,pois só senti calor mesmo em 3 dias de 20,hehe, mas como eu já imaginava 10°C já era motivo de festa.
     Ainda não falo sueco,mas não é que entendi muita coisa?Aos poucos as palavras que já conheço iam se juntando e formando frases e eu conseguia entender o contexto da conversa o que me deixou muito feliz!Claro que o Johan e eu ainda nos comunicamos  na maioria das vezes em inglês,mas aos poucos vamos migrando para sueco ou português e está sendo divertido essa troca,ele cisma que fala português sem sotaque,haha e eu tento imitar o sotaque do pessoal de Estocolmo porque nós achamos engraçado a forma que os mais jovens falam.
    Nesse verão conheci a maioria dos amigos do Johan e nos divertimos muito juntos,até cantar em um casamento eu cantei,mas em inglês,claro.
    E por falar em casamento,gostei muito do estilo de festa sueco,bem mais formal,mas foi divertido.Os noivos usaram roupas tradicionas suecas e muitos convidados também inclusive eu!Aprendi a dançar alguns tipos de danças tradicionais mas só me lembro do nome de uma Rambo...super divertido.
    Ainda sobre o casamento,2 coisinhas que achei engraçado e interessante: 1- sempre que os convidados querem que os noivos se beijem eles começam a fazer barulho com as taças ou na mesa. 2- Sempre que o noivo sai de perto da noiva todos os rapazes solteiros vão correndo beijar o rosto da noiva   e sempre que a noiva sai todas as moças solteiras beijam o rosto do noivo.Só me esqueci de perguntar o porquê desses atos,alguém sabe me dizer?
   Gente,eu estou noiva!Confesso que não sabia que na Suécia a aliança de noivado é usada do lado esquerdo,então quando cheguei no Brasil tive que trocar para o lado direito para não assustar a família e dizer que tinha voltado casada,hehe.
   Os meus sogros e cunhados são bem receptivos e calorosos.Sempre ouvi dizer que europeus são frios e secos,fico surpresa e tranquila em saber que isso não é regra,pois os suecos que tive mais contato são parecidos com os amigos e familiares que tenho aqui no Brasil.E para minha surpresa até mesmo alguns que eu nunca tinha visto na vida puxaram papo comigo,principalmente os mais velhos e por mais que eles não falassem bem inglês e eu menos sueco, nenhum de nós desistiu da conversa!Claro que isso aconteceu em cidades menores,já que em Estocolmo o pessoal parece mais tímido...
   Eu sabia que tinha data marcada para voltar para casa,o difícil é querer voltar quando queremos ficar.Claro que evitei pensar sobre isso,mas um dia antes de voltar pra casa bateu aquela deprê e o choro foi inevitável... Tentamos de todas as maneiras encontrar alguma solução que me permitisse ficar mais tempo,mas quando se tem obrigações com o trabalho não dá para ser irresponsável e jogar para tudo pro ar, se bem acho que valeria a pena fazer essa loucura...
   Não foi fácil dizer tchau então deixamos no ar aquele até logo.Claro que na noite anterior estávamos torcendo para  que algum vulcão entrasse em erupção,que o aeroporto ou a Tap estivesse em greve... mas não deu,já estou de volta a Belo Horizonte e ao Stress nosso de cada dia.
   A boa notícia é que já estou preenchendo o formulário para dar entrada no visto e preciso traduzir algumas coisinhas também,então logo logo espero fazer minha entrevista e receber um "SIM,SEJA BEM-VINDA A SUÉCIA!" se Deus quiser.
   Vou indo agora mas estarei visitando o blog de vocês e voltando com novidades assim que possível.

Abraços

11 comentários:

  1. Meus parabéns por essa formidável surpresa que teves na Suécia :)! - foi namorada e voltou noiva :)! - agora vc vai estar bem ocupadinha com todos os preparativos e papeladas :)!

    Sucesso em todas as etapas!
    Bjs!

    ResponderExcluir
  2. Obrigada Gisley!

    Fiquei feliz em saber que deu tudo certo com o seu visto!Agora é a minha vez de passar por essa ansiedade...

    Beijos

    ResponderExcluir
  3. Josy minha linda posso imaginar seu coracao apertado ao ter que voltar + vai passar rapido vc vai vê, curta cada momento dos preparativos pro seu casamento isso vai diminuir sua ansiedade... que tal colocar umas fotos pra gente vê tua cara de felicidade em :) rsrsrs... feliz final de semana pra vc...

    ResponderExcluir
  4. Parabéns pelo noivado Josy! Que Deus abençoe cada vez mais a sua vida! Olha fiquei surpresa com essa história de ser barrada por policiais suecos, muito chato isso. Mas o importante é que vc teve dias maravilhosos na companhia do seu amor. Tenha uma semana abençoada!

    ResponderExcluir
  5. Tinha certeza que a viagem iria ser maravilhosa agora é força para iniciar as documentações e um pouquinho de paciência, será mais rapido que vc imagina , qualquer coisa grita lá no meu msn ok? bjkss e boa sorte !

    ResponderExcluir
  6. Bem-vinda Josy!!!

    A fila de imigracão em Lisboa é sempre imensa, um dos policiais uma vez alegou que eles fazem a mesma coisa com os portugueses no Brasil, entao eu não podia reclamar :(.

    Eu também passei por esse pequeno detalhe de ter a alinca no dedo errado. Vivendo e aprendendo.

    Quem sabe nos encontramos Josy! Vamos marcar, né?

    Bjs

    Debby (mulher de fases)

    ResponderExcluir
  7. Josy, felicidades viu?!
    Deus está no comando e jah deu tudo certo!
    Tenho fé que sim!

    Um beijo grande e emocionado com sua linda história!

    ResponderExcluir
  8. Obrigada Aninha!

    Com fé em Deus tudo vai dar certo!

    Abraços!

    ResponderExcluir
  9. Felicidades pelo noivado! Dá trabalho juntar papelada e todos os trâmites, mas vai dar td certo.

    Abração

    ResponderExcluir
  10. Obrigada Nádia!

    Estou aqui cuidando dos preparativos pra logo logo mudar de malas e cuia!

    Abraços

    ResponderExcluir
  11. Josy!

    relaxa que vai dar tudo certo. O homem nao consegue parar o carro de Deus. Acredite nisso
    dias felizes

    ResponderExcluir