quarta-feira, 23 de maio de 2012

Estudo, família e casamento

       Como eu queria que o blog fosse atualizado pela força do pensamento!!!Tenho andado com uma preguiça danada de escrever, nem atualizo meu status no facebook e isso já faz um tempinho bom.
      Comecei o SFI e estou gostando muito.Finalmente algumas coisas da gramática sueca que nunca faziam sentido começaram a clarear na minha cabeça.Na primeira semana fiquei em uma sala de introdução e depois a professora decide para qual nível devo ir e como a maioria das brasileiras que conheço comecei no C também.Gosto dos meus colegas de classe, e eles levam a sério mesmo os estudos, nada de enrolação, e só conversamos em sueco entre em nós,e a maioria, mesmo os que não precisam estudar durante o verão, querem participar das aulas para tentar passar para o nível D, e claro que eu não posso ficar de fora.
       Os dias aqui estão ficando mais quentinhos e já estou começando a ter problemas para dormir devido a claridade.Tem chovido bastante por aqui mas por dois dias direto (que tantão) , fez sol e calorzinho. No primeiro dia de sol convidamos os sobrinhos do Johan, de 16 e 9 anos para jogar peteca,eles não conheciam esse jogo tão gostoso e se divertiram muito, mas é difícil ensiná-los a jogar, o Johan ficou melhor depois de meses de prática.O sobrinho mais novo gostou tanto que ficamos surpresos quando ele bateu a campainha do apartamento chamando para jogar de novo.Jogamos peteca, brincamos de pegador, capoeira, tudo em uma tarde só.
       Final de semana passado fomos para casa dos meus sogros e mesmo depois de mais de um mês e meio que cheguei minha sogra continua dizendo: "Estamos tão felizes por você finalmente ter vindo morar aqui".Sinto que a família do Johan tem se esforçado muito para que eu me sinta em casa aqui e não me sinta sozinha, sinceramente eu não esperava isso de uma família sueca e sou grata por eles serem tão calorosos.Fizemos churrasco,jogamos peteca,assistimos TV juntos,trabalhamos no jardim... fiz os mesmos programas em família que eu costumava fazer lá em Minas.
        Minha cunhada está preparando uma despedida de solteiro pra mim,estou super curiosa mas ela não me dá nenhuma dica de como será!A medida que os convidados foram recebendo o convite de casamento eles foram ligando surpresos e felizes.Ninguém esperava que um casal tão jovem para o padrão sueco fosse se casar, já que por aqui, muitos preferem apenas juntar os panos o que eles chamam de "sambo".
        Estamos olhando os preços da passagem para tentar trazer no mínimo meu pai para assistir o casamento,já que minha mãe diz que jamais entra dentro de um avião, mas os preços estão absurdamente caros, já que em Julho é alta temporada por aqui....
        Por hoje é só!
      

17 comentários:

  1. Ah Josy que máximo!

    Todo mundo se entrosando,aprendendo jogos brasileiros! Gosto de ver isso numa família estrangeira e creio que eles entendam bem como é sair do seu pais,deixar tudo pra trás e começar uma vida nova em outro.

    A cada dia a família dele me surpreende mais ainda :)!

    Bjs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Gi eu também estou feliz pela família dele gostar e admirar a cultura brasileira!

      Excluir
  2. Oi Josy!

    Uai, ai tem curso de verão de sueco? Eu sou uma desesperada pela língua e fico super estressada que aqui as coisas funcionam assim assim... sei lá, eu falo um pouco de sueco agora mas queria melhorar a minha escrita! O jeito é continuar estudando por conta própria!

    Também vou trazer os meus pais para o casório, mas como será ano que vem terei tempo de pesquisar os melhores preços de passagens e tal. Tomara que a crise não deixe tudo permanentemente caro!

    Eu admiro muito que os suecos gostem tanto de participar de jogos e brincadeiras! Você verá que quando o inverno chegar eles fazem isso ainda mais!

    Beijos!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Aqui tem aulas no verão pois os imigrantes que vieram para a ciade por asilo não podem ter mais de 3 semanas de férias então, os demais imigrantes que moram aqui com outro tipo de visto podem continuar estudando no verão se quiserem!

      Será muito bom se você puder trazer os seus pais para esse momento tão especial, estou cruzando os dedinhos para que os preços abaixem um pouquinho.

      Excluir
    2. Oiii Josy, bom ter notícias tuas!
      Esses primeiros meses devem ser de adaptação mesmo, muitas novidades, culturas e pessoas diferentes... daqui a pouco serei eu e só quero ver como vai ser (#aiquemeda).
      Acho importante vc estar se dedicando para o idioma, sinto que isso será uma barreira para mim, pois na Turquia poucas pessoas falam inglês (português menos ainda)...
      Fico feliz que tenha esse apoio dos familiares do Johan, poxa, imagina vc aiii super longe do Brasil, mas tem a tua nova família ai, que estão te acolhendo super bem, isso com certeza é ótimo e faz a gente se sentir melhor!
      Desejo muiiitas felicidades sempre,
      Deus sabe mais!!!!
      beijos

      Excluir
  3. Mto bom saber que está tudo indo bem,desde os estudos até a convivencia com a família, qto a claridade tenta usar aquelas máscaras pra dormir que ajuda bastante, qto aos preçoz da passagem realmente nessa época é quase impossível achar promoção mas não desista vou ficar aqui na torcida pra vc achar:)Bjkss

    ResponderExcluir
  4. Sabe que eu tb queria atualizar meu blog com a forca do pensamento e imagina agora que tenho 2 e um precisa muito ser divulgado rsrsrsrs estou quase desistindo rsrsrsr... estudar realmente faz clarear as coisas, comecei a entender melhor o espanol com as aulas particulares que já estou querendo retormar de novo... que bom esse apoio da familia do seu amor né ? faz td a diferenca, poxa tente mesmo levar seu pai pro seu casamento vc vai sentir n ter ninguém da sua familia junto... bjs e feliz restinho de semana pra vcs...

    ResponderExcluir
  5. Hej hej,eu espero que ainda se lembre de mim.
    Eu fiquei surpresa quando li que a maioria dos brasileiros começam no SFI a partir do C. Porque o que eu soube foi que é obrigatório passar por todas as etapas, pelo menos começando pelo B1 e não A. Talvez por eu morar em cidade pequena, não sei , mas minha mãe está no B2 e os professores queriam passar ela para o D, mas não puderam nem passar nem para o C porque ela acabou de entrar no B2, eu espero que tenha entendido, mas eu queria muito ir para o C quando eu começar no SFI, porque a partir daí eu posso fazer outros cursos ( profissionalizantes ).
    Puss puss*

    ResponderExcluir
  6. O meu nome é Joana e apenas encontrei o seu blog agora apesar de que, tal como você, estar emigrada na Suécia (há 3 anos) e de passar a vida procurando blogs de expatriadas como eu! Gostei e vou seguir. Beijo

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Joana!

      Faz parte do meu cotidiano também ler blogs de pessoas que vivem na Suécia!Aprendo muito com isso!

      Beijos

      Excluir
  7. Oii Josy!! ... Que bom que voce já está aprendendo o idioma!! Essa é a parte fundamental pra voce conseguir seguir a vida em frente aí nas terras geladas! hehe ...
    Ah, eu imagino que está sendo dificil, eu casei em Setembro e mesmo assim foi carinho trazer minha mãe pro meu casamento!! ...
    Mas boa sorte aí!!

    Beijão!!

    ResponderExcluir
  8. Oi Josy
    Me chamo Daiana, sou de SP e encontrei vc por recomendação da Débora, do blog Mulher de Fases.
    Eu entrei em contato com ela, pq também morei an Suécia, o ano passado, e tenho planos de voltar. Eu morei em Uppsala, e ela diz que vc mora tbém por aí..ahcei o máximo..pq me sentia super sozinha lá, sem nenhuma brasileira pra dividir as nossas brasilidades..Queria o contato seu..tentei pegar seu e-mail no blog, mas não consigo ter acesso. Acho que poderíamos trocar algumas figurinhas..Vou passar agosto em Uppsala. beijos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Daiana!

      Tudo bom?

      Eu amo ler o blog da Débora.
      Infelizmente devido a dificuldade de encontrar um apartamento em Uppsala acabamos ficando em Hudiksvall por enquanto.
      Mas com certeza podemos manter contato. Uma brasileira ótima que conheço que mora em Uppsala se chama Renata do blog Passaporte Love!

      josy_4751@hotmail.com

      Beijos

      Excluir
    2. Oi Josy..tudo ótimo!
      Fiquei feliz com sua resposta, entrei em contato com a Renata. Fiquei muito feliz em saber que tem mais brasileiras por aí...Realmente Uppsala é muito difíicl de arrumar lugar, demorei 4 meses quando fui pra conseguir alugar um basement, numa casa de família, em Sunnersta. Mas deu tudo certo...Espero que possamos manter contato..
      Super beijo

      Excluir
  9. Eita!!! Casamento se aproximando!!! Que emocão...

    Ah! Eu espero que dias mais quentes venham com mais frequencia, já está na hora!

    Bjo

    ResponderExcluir
  10. Olá Josy! Então, quem entra no sfi, que é um curso de sueco para estrangeiros, tem que dominar o inglês? Já que é gente de qualquer nacionalidade, o idioma chave para que todos se comuniquem é o inglês, certo?

    ResponderExcluir
  11. Josi a minha mãe fala a mesma coisa: ninguém enfia ela em um avião, meu pai diz que é só usar um sossega leão e ela só acorda aqui ahahahha

    Isso foi uma das razões de ter casado no Brasil, a dificuldade que eles tem pra vir pra cá, e não ter com quem deixar o cachorro, é medo de avião, de se perder no meio do caminho... sei lá viu.

    Bom casamento, muitas felicidades.

    beijao

    ResponderExcluir