quarta-feira, 12 de setembro de 2012

Aqui e lá

     Eu até que pensei que quando me mudasse aqui pra Suécia eu teria um monte de coisas, para escrever, muitas novidades, choques culturais e coisas desse tipo. Eu acho que pulei aquela fase do deslumbramento, de se impressionar com tudo, com todas as diferenças e por aí vai.É claro que vejo e sinto tudo aquilo que é diferente daquilo que eu estava acostumada mas esse impacto está sendo muito pequeno.Sinto saudades da minha família e amigos, mas estou convivendo com isso super bem.
    Gosto de morar aqui assim como gostava de morar em Minas. E mesmo sendo de Belo Horizonte não estranhei o fato de vir morar em uma cidade pequena. Tudo que o que eu fazia em BH posso fazer aqui também, algumas com mais facilidade outras com mais dificuldade. Acredito que uma das coisas que fizeram com que eu não estranhasse tanto assim a vida por aqui é porque estou gostando da minha experiênca por essas bandas. 
    Direto e reto alguém sempre pergunta "onde é melhor?" mas hoje eu diria que fica 50% pra cada. Gosto igualmente dos dois lugares mas talvez no futuro essa perspectiva possa mudar. O quê posso  responder é o quê mais gosto em cada um. E aqui algo que aliviou e muito a minha vida é o sistema de transporte, que costuma passar sempre no horário,seguir o intinerário e a empresa pelo menos da cidade onde vivo se preocupa com o bem-estar do seus passageiros. Seguem duas experiência positivas que tive:

*Quinta-feira passada os dois ônibus que saem as 07:00 horas foram lotados,com gente em pé em ambos. No decorrer do trajeto o motorista avisou que a empresa havia enviado um ônibus extra e quem quisesse poderia descer e pegar o que vinha atrás. Desde então são três ônibus saindo neste mesmo horário sem nenhum passageiro precisar liga
r para reclamar de nada.

* O ônibus deveria passar as 20:00, cinco minutos depois nada. Ligamos para saber o motivo do atraso e a empresa informou que o ônibus havia quebrado e que passaria muito tarde mas que eles enviariam um táxi por conta da empresa.


    Mas como nada é perfeito, então já presenciei e ouvi relatos de falta de educação :

*Parece que aqui todo mundo adora sentar-se sozinho no ônibus. Colocam mochila, livro ou o que for na poltrona ao lado só pra que ninguém se sente. Isso seria até OK, se não fosse o fato que muitas pessoas vão em pé. Alguns até perguntam: "Posso me sentar aqui?" , alguns retiram e fecham a cara, outros fingem que não ouviram pois estão com o fone de ouvido, e outros negam na cara dura, dá pra acreditar numa coisa dessas?!

* Adolescentes amam colocar aqueles tênis imundos em cima da poltrona, mesmo sendo esse comportamento proibido.

*É raro ver alguém se levantar para um idoso, grávida,ou com alguma mobilidade reduzida ou até mesmo ajudá-los a entrar no ônibus. Meu marido algumas vezes, que nem ia pegar o ônibus só estava apenas passando  na rua, teve que ajudar uma senhora idosa  a entrar  porque o povo só olhava pra cara dela enquanto ela pedia ajuda. ( brasileiros são bem mais solidários nesse sentido,tirando as exceções)

* Não existe fila , não importa se você foi o primeiro a chegar no ponto , pode ser o último a entrar se não for esperto.

Acho que os pontos positivos em Hudiksvall são os negativos de Belo Horizonte e os negativos de Hudik são os positivos de BH.

Como eu disse lá em cima, tem um monte de diferenças entra a vida aqui e a vida lá, vez ou outra eu posso até comentar algo por aqui, mas no meu dia a dia prefiro nem pensar muito nisso, nem fico comparando um país com outro , isso fez e está fazendo minha adaptação mais fácil. Vou vivendo aqui no jeito deles, com uma cobertura do meu jeito, aí nem tem como estranhar muita coisa não.




2 comentários:

  1. Josy concordo com vc em tudo, pois não gosto de alguns blogs que ficam comparando Brasil x Suécia o tempo todo principalmente se tratando de uma diferença enorme entre os dois lugares 10 milhões de habitante contra 200, covardia né??
    Acho que paraiso não existe, tudo está na forma como enxergamos as coisas.
    E vc qdo vem visitar a cunhada pra aproveitar e vim fikar aqui em casa?
    Bjks e fiquem com Deus

    ResponderExcluir
  2. Olá Renata!

    Estamos planejando uma viagem a Estocolmo e com certeza vamos passar em Upssala para te visitar!

    Estou torcendo por você!

    Beijos

    ResponderExcluir